A deiscência ou a ferida pós-operatória são as complicações pós-cirúrgica grave que consiste na abertura da ferida, ou seja, quando as suas bordas, unidas por uma sutura (pontos) começa a se distanciar e abrir, aumentando consideravelmente o risco de infecção e comprometendo seriamente a cicatrização.
A deiscência tem diversas causas, sendo a mais comum a pressão sobre o local da ferida. Essa pressão pode decorrer de exercícios físicos, movimentos bruscos entre outros.
Quando Considerar a Cirurgia Plástica Reparadora para a deiscência?
Lidar com as deiscências e feridas pós-operatórias, é claro, depende muito do caso em questão, da cirurgia que foi realizada e que pode demandar abordagens cirúrgicas em diferentes graus de complexidade. No entanto, tais procedimentos sempre demandarão um atendimento médico preparado e experiente, que consiga reverter os efeitos das deiscências.
A ScarCare está preparada para o atendimento integral do paciente, contando com toda a equipe, do pré ao pós-operatório e acompanhamento, para o resultado mais consistente e possível.
Quem pode e quem não pode fazer esse tipo de procedimento?
É importante que cada paciente consulte o médico cirurgião para avaliar o seu caso. Mas, a princípio, todas as pessoas que sofreram uma deiscência pós-operatória, com algum grau de risco de complicação ou não, estão aptas à cirurgia. Alguns quadros podem ser impeditivos, portanto, ressaltamos: é importante consultar-se com a nossa equipe para uma avaliação precisa e o melhor encaminhamento. Não tire conclusões precipitadas sobre o seu caso.
Escolhendo o seu cirurgião plástico?
Uma vez que você se identificou com as necessidades descritas acima e pretende a cirurgia plástica reparadora para corrigir os efeitos de deiscências e feridas pós-operatórias, vem o passo mais importante de todos: escolher o seu cirurgião.
Sempre opte pelos e pelas profissionais membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), especializados na área e que tenha, ao mesmo tempo, experiência comprovada e constante atualização. Sobretudo, busque atendimentos integrais em um mesmo lugar, o que pode otimizar os resultados.
Consulta
A consulta é um momento de ouro de todo o processo que envolve a cirurgia plástica reparadora. É nela que esclarecemos todas as dúvidas, que a paciente tem a oportunidade conhecer melhor a nossa equipe,. Nosso método de trabalho, nossa filosofia e a combinação de nossas experiências e, ainda, ter o melhor preparo possível para um procedimento tranquilo e uma recuperação bem-sucedida. A confiança e a parceria que é realizada na consulta é indispensável para o sucesso do procedimento.
Aqui vão algumas perguntas importantes que você pode e deve fazer durante a consulta:
- Essa cirurgia é indicada para o meu caso?
- Qual técnica é recomendada para o meu caso?
- Minha cirurgia será realizada em que local?
- Quais os riscos e complicações associados a este procedimento?
- Para que a cirurgia tem o melhor resultado possível, o que eu preciso fazer?
- Como é a recuperação e quanto tempo ela dura?
- Vou precisar de ajuda dos meus familiares nesse período? O que preciso falar para eles me ajudarem na recuperação?
- Ainda haverá algum vestígio da ferida ou deiscência mesmo após a cirurgia?
Quanto custa a cirurgia plástica reparadora de deiscências e feridas pós-operatórias?
É importante ressaltar que procedimentos cirúrgicos, que envolvem diversos fatores e para o qual a experiência do cirurgião é determinante, os valores são definidos junto ao paciente após uma criteriosa avaliação médica.
Esse valor é definido de acordo com a experiência do cirurgião, os objetivos específicos da paciente e sua condição física. Seria até injusto com as pacientes “tabelar”, previamente, um preço. Cada caso é um caso e precisa ser avaliado com critério, cuidado e atenção individual para o melhor custo-benefício para cada paciente. Levando, ainda, em consideração de que na ScarCare é oferecido o tratamento integral, do pré ao pós-operatório, justamente pensado para o melhor atendimento aliado ao melhor custo-benefício.
Recuperação
A recuperação é relativamente tranquila, observando sempre as restrições temporárias aliada às orientações médicas e o acompanhamento. A depender da cada caso, as limitações podem ser maiores e o apoio de outros profissionais pode se fazer necessário. Mas é raro.
Resultados
O resultado em si é praticamente imediato. E, se o paciente seguir à risca as orientações da equipe médica, a cicatrização tende a ser bem-sucedida e, algumas semanas, ela pode desfrutar plenamente do resultado da cirurgia